REVISÃO

Recordar é viver...
Que tal revisar agora a relação dos conceitos aprendidos? Leia atentamente a matriz abaixo, que compara cada ferramenta estudada neste blog.

Matriz de comparação
Posicionamento
Tem que estar coerente com “Escutando o mercado”, já que são os clientes que nos dizem quem devemos ser. Se existe muita prospecção sem conversão ou se há uma quantidade elevada de perda de clientes (pelo mesmo motivo), está na hora de repensar o seu posicionamento.

Metas
Cheque o quadro “Transformando os clientes” e o de incentivo a resultados. O primeiro lhe mostrará quanto crescimento você poderá ter e o segundo se seus vendedores vão estar realmente motivados a superar essas metas.

Mapeando clientes
Compare o mapeamento de empresas feito aqui com as respostas a “Escutando o mercado”. Empresas que deixaram de comprar podem tornar-se clientes potenciais novamente.

Essência competitiva
As cinco coisas que o cliente mais valoriza no seu negócio só podem ser definidas em relação ao cliente especificado no “Posicionamento”. De nada adianta estar agradando clientes que não estão no foco do seu negócio.

Compar-Ação
Além da Essência Competitiva, para saber como comparar energias, o passo Escutando Mercado também é muito importante, já que estamos falando de conhecer a concorrência.

Transformando os clientes
Está 100% relacionada a “Essência competitiva”. O melhor jeito de aumentar o grau de fidelização do cliente é suprindo o que foi definido em “Essência competitiva”.

Ser, saber, fazer e conviver
As pessoas certas para vender os produtos e serviços do seu negócio têm que gostar de trabalhar com o tipo de cliente definido em “Posicionamento” e poder fazer por eles o que foi definido em “Essência competitiva”.

Plano Contínuo de desenvolvimento individual
Estimula o planejamento do desenvolvimento de cada funcionário.

Incentivo a resultados
Deve estar atrelada à ferramenta “Transformando os clientes” e às ações definidas nela.

Escutando o mercado
Posicionamento para saber quem são os clientes, ou seja quem devemos escutar e que tipo de informações pegar e Mapeando os clientes, para saber como transformar as informações em ações.

Cadastro de clientes
Aqui as informações importantes devem levar em consideração o tipo de cliente definido em “Posicionamento” e as ações definidas em “Transformando os clientes”


Com tudo revisado, vamos passar, agora, para nossa última ferramenta, o "plano de ação".
Com ela, você terá um guia das mudanças que devem ser feitas no seu negócio para vender cada vez mais e melhor.
Para cada ferramenta proposta,(posicionamento, metas, conquistando clientes,essência competitiva, compar-ação, transformando os clientes, ser, saber, fazer e conviver, plano de desenvolvimento individual, incentivo a resultados, escutando o mercado e cadastro de clientes) siga os seguintes passos:


a. Descreva uma observação: aquilo que você vai mudar.
b. Relacione pelo menos uma ação: o que efetivamente vai ser feito.
c. Estabeleça o prazo:data para iniciar e acabar.
d. Decida quem será o responsável pela mudança: a pessoa que vai "organizar" a ação.


Bom, o conteúdo deste blog termina por aqui. Como se sente? Foi proveitoso?
Parabéns
Equipe Vender Mais.

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