Para começar um curso de vendas, nada melhor do que se vender, ou melhor, se apresentar para os "clientes". É bom ressaltar que cliente não precisa ser necessariamente quem compra da gente. Pode ser um amigo, a namorada, nossos pais... enfim, alguém que queremos conquistar.
1. Quem sou eu? Para responder esta primeira pergunta, sugerimos que você siga o roteiroabaixo. a) Nome. |
2. Em que negócio estou e há quanto tempo? |
Você gosta de parábolas? Então, leia esta com atenção.
Dois pedreiros estavam construindo uma parede com tijolos, quando foram interrompidos por um "passante", que perguntou ao primeiro:
"O que você está fazendo?"O pedreiro respondeu: "Levantando uma parede, ora!"
O mesmo "passante" perguntou ao segundo pedreiro, que estava bem mais adiantado no seu trabalho: "E você, o que está fazendo?"
O segundo pedreiro, diferentemente do primeiro, respondeu:
"Construindo uma catedral."
O segundo pedreiro, diferentemente do primeiro, respondeu:
"Construindo uma catedral."
Gostou da parábola? Você já parou para pensar que vivemos num mundo cada vez mais interligado e interdependente? Todas as organizações são sistemas inter-relacionados, constituídos por subsistemas, que visam a atingir um objetivo. Subsistemas são conjuntos de partes que compõem o todo. Logo, as organizações são subsistemas de um sistema maior - a sociedade onde se acham inseridas. O mesmo acontece com qualquer trabalho. Toda atividade, por mais simples que seja, tem importância fundamental na construção de qualquer projeto. Porque, para que um trabalho seja totalmente realizado é indispensável que seja feita cada pequena parte que o compõe. Com esmero e dedicação.
Sinceramente, você tem a compreensão de que as partes são integrantes fundamentais do todo? Ao realizar um trabalho, você o faz com esta visão holística? A propósito, a palavra holística, tão em moda, vem do grego holos, que significa todo, total.
O tijolo e a catedral
Ninguém melhor do que você mesmo para dizer o que quer e pensar em como vai fazer para chegar lá. É você quem sabe com quem pode contar, quanto pode gastar e até onde quer ir...
Mais importante do que saber onde se quer chegar, é planejar o caminho a ser traçado. Lembre-se de que, por maior que seja, uma catedral começa com um tijolo em cima do outro.
Construa sua catedral!
1) Descreva onde você deseja chegar.
2) Defina o que você planeja fazer para atingir seus objetivos. Enumere as etapas que você pretende cumprir para o cumprimento desses objetivos.
3) Liste as pessoas, grupos, organizações, instituições, com quem você pode contar para atingir seus objetivos.
Planejamento pessoal
Vale ressaltar que a ferramenta "construa a sua catedral" é muito importante para o dono do negócio. Afinal, ela trata de futuro e da busca de objetivos. Por isso, acreditamos que é fundamental refletir um pouco. Vamos lá?
Baseando-se no que você leu até agora, responda as questões abaixo.1. Presente
Escreva quais são os pontos do momento presente que o incomodam ou quais os sonhos ainda não realizados.
2. Imaginação
Esqueça o medo, use a imaginação. Onde você quer chegar daqui a cinco anos?
3. Medo
O que pode atrapalhar seus planos?
4. Tensão criativa
Quem, ou o que, pode ajudá-lo a realizar tudo o que você precisa para atingir o seu sonho?
5. Integração e planejamento
Quais os passos necessários para que o seu sonho aconteça? Como você vai se integrar aos seus parceiros na realização do sonho?
6. Futuro
Conte a história de como você quer se ver daqui a cinco anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário