POSICIONAMENTO E METAS



O assunto desta página é posicionamento e metas. Vamos ver a importância de conhecer e definir esses dois conceitos, bem como de rever o posicionamento estratégico da sua empresa e estipular metas atingíveis para seu negócio, de forma a envolver e comprometer a equipe com os resultados.
Podemos começar?






Posicionamento - cada um no seu lugar

Quando pensar em posicionamento, você deve se fazer três perguntas básicas: O que eu vendo? Para quem eu vendo? Por que o cliente compra de mim e não do meu concorrente?
Respondendo-as, e as suas respectivas perguntas negativas - O que eu não vendo? Para quem eu não vendo? Por que o cliente compra do concorrente e não de mim? -, você conhecerá melhor o mercado onde deseja atuar, o seu público-alvo e o seu diferencial.

As respostas dessas três perguntas podem definir o posicionamento da sua empresa. Por isso, responda-as. Vamos lá!

1. O que eu vendo?
2. Para quem eu vendo?
3. Por que o cliente compra de mim e não do meu concorrente?


Posicionar é pensar em várias possibilidades de atender bem o cliente. O importante é definir o que se quer e como será oferecido.

Quem quer ser tudo para todos acaba sendo nada para ninguém. Um dos pontos-chave da força de um negócio é o seu posicionamento. E não é um "bicho-de-sete-cabeças" saber qual é o seu!

Você já perguntou a amigos, o que eles acharam de você quando o (a) conheceram? Que coisas fizeram com que eles pensassem isso ou aquilo? De repente, uma atitude, um gesto ou algo que você falou podem construir uma imagem boa ou ruim de você na cabeça das pessoas. Posicionamento é exatamente isso. Sua imagem para o mercado e o que seus clientes pensam do seu negócio.

Com base em tudo que vimos até agora, podemos concluir que posicionar é pensar em várias possibilidades de atender bem o cliente. O importante é definir o que se quer e como será oferecido.


Metas

Nossa vida é baseada em metas. Diárias, semanais, mensais. Estabelecer metas é a nossa terceira ferramenta. Lembre que vimos a primeira ferramenta na página "Um pouco de cada um" e a segunda nesta página. Se sentir necessidade, reveja-as.

Quando todos participam da criação das metas, tornam-se proprietários delas, se comprometem e lutam muito mais para que sejam atingidas, sem a necessidade de se ficar cobrando a toda hora.

Precisamos nos lembrar, também, de usar o bom senso na hora de defini-las. As metas devem ser compatíveis com a realidade da empresa e atingíveis. Caso contrário, o "tiro sairá pela culatra" e todos ficarão desmotivados por correrem atrás de resultados impossíveis de alcançar.

Mas, para que serve isso de verdade? Serve para atingirmos os nossos objetivos. Objetivos, vale ressaltar, são os propósitos, os intentos de cada pessoa. Metas servem para definirmos um caminho para chegar lá.

Que tal ver um exemplo comum, cotidiano, de estabelecimento e realização de metas?

Quando queremos muito alguma coisa - tal como fazer uma viagem ou comprar um carro, e todo mês guardamos um dinheiro para que, no final do ano, esse desejo possa ser realizado, estamos estabelecendo nossas metas.

E por quê? Porque temos um objetivo (carro, viagem...); definimos um caminho para chegar lá (guardar dinheiro todo mês); e estabelecemos quanto tempo vamos precisar (até o final do ano).

Como devem ser definidas as metas de um negócio?

1. Sempre construa as metas junto com a sua equipe.

2. As metas têm que ser desafiadoras para gerar em cada um a vontade de se superar.

Mas, não podemos levar em consideração apenas os números (quanto vamos vender, quanto vamos faturar, etc.). Lembre-se de que os clientes compram mais de vendedores que atendem melhor (aquela experiência inesquecível), do que daqueles que apenas querem "bater metas". O melhor amigo do cliente é o negócio que o faz ser e se sentir melhor.

Por isso, temos que pensar também nas "metas de qualidade", que poderíamos bater no nosso dia-a-dia. Essas metas contribuem, e muito, para que você atinja o resultado de vendas e faturamento que pretende.

Você sabe o que são metas quantitativas?

Metas quantitativas significam o quanto você quer vender e faturar a mais em comparação com o ano ou o mês anterior.

Você sabe o que são metas qualitativas?

As metas qualitativas podem ser definidas por vários critérios, como, por exemplo: elogios/reclamações do cliente/satisfação com o produto-serviço na primeira semana de uso. A criação dessas metas deve ser estimulada, já que elas garantem a fidelidade do cliente ao negócio.


Reflita um pouco sobre o que você leu até agora sobre metas e responda sinceramente as perguntas abaixo.

1. Descreva com detalhes o seu negócio.

2. Enumere algumas evidências de que o seu negócio atende bem às necessidades e desejos dos seus clientes.

3. Liste algumas estratégias, que você utiliza, para avaliar o grau de satisfação de seus clientes

 



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